FEES - Avaliação Endoscópica da Deglutição

Avaliação endoscópica por fibra óptica da clínica de deglutição (FEES)

A avaliação endoscópica da deglutição por fibra óptica (FEES) é um procedimento que permite ao médico avaliar as áreas ao redor da caixa vocal e da abertura do esôfago, através do uso de um pequeno telescópio flexível.

 

O telescópio é passado pelo nariz após anestesiar esta área para minimizar a dor ou o desconforto. Quando o telescópio estiver em posição, o paciente receberá alimentos de diferentes texturas e consistências para comer. O especialista observa e avalia o processo de deglutição.

 

Avaliamos os aspectos do desenvolvimento da deglutição e os aspectos estruturais do trato aerodigestivo superior para determinar a segurança da deglutição.

Durante o procedimento, os especialistas realizam manobras para depois poderem fornecer recomendações específicas para melhorar a segurança e a eficácia da deglutição.

 

O estudo endoscópico da deglutição é apenas uma maneira de avaliar a segurança e a integridade do mecanismo de deglutição. Isto:

  • Define claramente a anatomia

  • Demonstra claramente a segurança da deglutição

  • É extremamente útil em pacientes que não aceitam alimentos na boca

  • É muito útil em pacientes onde questões de aspiração de saliva estão sendo consideradas

  • É útil como uma avaliação pré-operatória antes da reconstrução das vias aéreas, para prever quais pacientes estarão em risco de aspiração durante o período pós-operatório

 

O estudo endoscópico da deglutição é um teste em uma série de exames que pode ser necessário para caracterizar completamente os problemas de alimentação 

Rua Gonçalves César, 135 - Guanabara - Campinas, SP

(19) 32321933