Medicina do Sono

Insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade da pessoa em iniciar o sono, manter o sono ou pelo despertar antes do horário planejado e essa alteração ser responsável por prejuízos nas atividades sociais ou laborais.
É muito frequente na população, podendo ser encontrada em cerca de 1/3 dos indivíduos. Muitas vezes está associada a uma diminuição na quantidade de horas de sono necessárias para o descanso da pessoa. O paciente com insônia pode apresentar cansaço, fadiga, ansiedade, falta de memória e de concentração, queda do desempenho e rendimento no trabalho e nos estudos.
As causas de insônia podem ser diversas. A insônia pode ser primária; pode ainda ser causada pelo estresse e a ansiedade, hábitos de sono não regulados, utilização de aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir (principalmente os que emitem luz, como computadores, celulares e tablets), uso de medicações, mudanças na rotina, consumo de cafeína, entre outros. Doenças ou condições como as alterações respiratórias, dores crônicas, depressão, acidente vascular encefálico, doenças cardíacas, reumatológicas, câncer, entre outras também podem levar à insônia. A avaliação médica é necessária, para diagnóstico e tratamento adequados da insônia.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Rua Gonçalves César, 135 - Guanabara - Campinas, SP

(19) 32321933