o-que-e-disfagia

DISFAGIA

A Respirare é uma referência no tratamento de doenças respiratórias em Campinas. Porém, contamos também com um robusto corpo médico pronto para diagnosticar e tratar doenças ligadas ao sistema gástrico, como a disfagia. Os médicos indicados para tratamento da disfagia, são os fonoaudiólogos - especialistas nesta ligação entre boca e estômago. 
 

A disfagia é uma doença caracterizada pela dificuldade de deglutição - seja de alimentos ou até mesmo de líquidos. A disfagia também está muito relacionada a pacientes que já sofram de doenças neurológicas ou que passaram por algum tipo de trauma da boca ou garganta.  

 

Os sintomas da disfagia estão ligados à comida e bebida pois o paciente sente dificuldade ou dor (ou ambos) no momento em que tenta engolir. Também podem haver casos em que a regurgitação acontece, juntamente ou não, com tosse e engasgos. A azia e a rouquidão também podem aparecer com frequência para os pacientes da disfagia.
Os pacientes frequentemente se queixam de sensações como se o alimento não tivesse feito seu caminho normal e estivesse preso na garganta ou no peito. Outros sintomas estão relacionados a sentir o líquido ou comida voltando ou descendo por um lugar que os faz sentir dor.
Assim, a disfagia pode ser:
- esofágica, quando há a sensação de alimento ou líquido presos

- orofaríngea, quando sente-se o alimento num caminho doloroso ou voltando


A partir destes sintomas, o paciente pode passar a ter alguns outros sintomas secundários, como perda de peso ou desnutrição, pneumonia - quando o alimento é aspirado - ou engasgos.
Todos os sintomas são muito incômodos e doloridos e por isso devem ser investigados assim que começarem. Desta forma o paciente passa a melhorar sua qualidade de vida antes mesmo que os sintomas comecem a afetá-lo de forma mais grave.
Algumas orientações para a disfagia são essenciais para auxiliar o paciente a cada refeição, como:
- mastigar lentamente, engolindo pequenas porções por vez, aguardando que aquela porção tenha sido completamente engolida para, então, a próxima porção de comida ou líquido

- optar por alimentos mais macios e úmidos, os alimento secos tendem mesmo a dar uma sensação de interrupção durante a passagem pelo sistema digestivo

- sentar-se de maneira correta, bem reto, evitando obstruções no caminho que a comida e líquidos devem fazer

- não deitar após qualquer alimentação, passando um tempo sentados ou em pé para que o alimento ou líquido desçam completamente

- concentrar-se no momento da alimentação é essencial, sem que haja distrações, o paciente deve fazer, conscientemente, cada um dos movimentos de levar a comida até a boca, mastigar e engolir. Tudo em ritmo calmo, sempre em porções bem pequenas e confortáveis. 

 

A disfagia trata-se de um sintoma, não uma doença. Por isso é necessário que a equipe multidisciplinar que cuidará do paciente, com a referência de um fonoaudiólogo que guiará todo o processo e pedido de exames para diagnóstico mais preciso.
Exames como raio x, estudo da deglutição, manometria (que mede a pressão do esôfago) ou a tradicional endoscopia podem ser pedidos de acordo com a indicação do fonoaudiólogo Respirare. 

O grande foco de todo o tratamento é a melhora do bem estar do paciente, de modo que haja um suporte e auxílio para que o paciente se sinta melhor ao passo que os sintomas são minimizados. 

Nutricionistas, fisioterapeutas e até psicólogos podem ser envolvidos no processo de tratamento da disfagia. 

 

Procure, assim que possível, a ajuda de profissionais fonoaudiólogos experientes para iniciar e dar seguimento ao seu tratamento da disfagia. O paciente deve se sentir acolhido e apoiado, confiante de que o corpo médico está apto para dar todo o suporte necessário.
Agende seu horário na clínica Respirare em Campinas. 

Rua Gonçalves César, 135 - Guanabara - Campinas, SP - Brasil

(19) 32321933

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Logo CReis Consultoria