Medicina do Sono

Sono na Infância

O sono desempenha um importante papel no desenvolvimento das crianças. Ao longo da infância observa-se mudanças no padrão e no tempo de sono. Com o crescimento infantil, há a diminuição na quantidade de horas de sono, diminuição dos cochilos e sonecas diurnas e fixação do sono predominantemente no período noturno, se aproximando cada vez mais ao padrão de sono encontrado nos adultos.

Na infância também podemos observar distúrbios do sono que podem apresentar diferentes gravidades e quando ocorrem, podem interferir na qualidade do sono da criança e ter impactos no seu crescimento, aprendizado, no seu humor e podem estar relacionadas ao aparecimento de comorbidades.

Dentre os distúrbios do sono apresentados pelas crianças, estão a insônia, os roncos,  a apnéia obstrutiva do sono, o sonambulismo, terror noturno, enurese noturna, pesadelos,  bruxismo, a síndrome das pernas inquietas, os distúrbios do ritmo circadiano, as hipersonias, entre outros. Caso a criança esteja apresentando algum distúrbio do sono, a avaliação médica é importante para o correto diagnóstico e tratamento.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Rua Gonçalves César, 135 - Guanabara - Campinas, SP

(19) 32321933